Vantagens da análise de dados

Certamente, você já ouviu falar que estamos na era dos Dados, não é mesmo? 

Essa avalanche de dados, informações e conteúdos que invade nossos dias ganha novos contornos e se torna um dos pilares mais importantes do planejamento estratégico de uma empresa.

A análise desses dados é mais do que apenas contabilizar resultados, é um guia para mostrar tendências, preferências e fortalecer estratégias, entre outros aspectos importantes. 

Como mencionou a revista Forbes em um de seus artigos, “dados são o novo petróleo”. O artigo traz exemplos da aplicação do uso de dados para promover verdadeiras mudanças nos mais variados segmentos, incluindo astronomia e medicina. 

Aliás, de acordo com o relatório Insights-Driven Businesses Set The Pace For Global Growth, da Forrester, empresas orientadas por dados podem crescer mais de 30% ao ano.

A coleta e análise de informações está se tornando parte da vida cotidiana, oferecendo às empresas informações em tempo real sobre vendas, finanças, marketing e comportamento do consumidor.  

Conhecer os diferentes tipos de análises de dados traz diversos outros benefícios para a empresa:

  1. Antecipação de necessidades e trabalho proativo
  2. Criação de estratégias de serviços e produtos mais efetivas
  3. Redução de riscos 
  4. Melhor experiência do cliente

Conheça os principais tipos de análise de dados, as definições e indicações para aplicação das 4 principais metodologias de avaliação de informações:

  1. Análise preditiva

A análise preditiva é o cálculo que traz com exatidão as probabilidades de algum fato acontecer em qualquer cenário, com base no processamento de um grande volume de informações. 

  1. Análise prescritiva

A análise prescritiva, também chamada de análise de recomendação, consta da utilização de ferramentas estatísticas. Essas podem ser tanto de análise descritiva quanto preditiva, e devem estar em sinergia com a gestão de negócios.

Elas devem ser usadas para gerar informações de recomendações de ações, que podem ser utilizadas com ou sem a ajuda de ferramentas tecnológicas. O objetivo da análise prescritiva é melhorar as estratégias adotadas pelas organizações, a fim de alcançar melhores resultados em menos tempo.

  1. Análise descritiva

A análise descritiva é uma ferramenta ideal para quem trabalha com métricas, a exemplo do tráfego na web ou taxas de conversão, além da receita de vendas, é claro! Também pode ser utilizada para mensurar a interação com os email marketing enviados. Ela funciona usando informações geradas anteriormente para prever eventos ou resultados futuros.

  1. Análise diagnóstica

A análise diagnóstica é uma ferramenta que contribui para que você possa entender de que forma certos acontecimentos se desenvolveram, a exemplo de quais canais as vendas aconteceram, qual a localização dos consumidores entre outras questões. Assim, a função desse tipo de análise de dados é separar as informações e concretizar toda a jornada, considerando todas as ações do cliente com a marca.

 

Conhecer os principais tipos de análise de dados pode ajudar sua organização a gerenciar informações críticas de negócios na palma da sua mão. Lembre-se, com o auxílio das melhores ferramentas, é possível automatizar momentos importantes da análise de dados (como consolidar relatórios e criar gráficos), mantendo a equipe focada no que realmente importa: a estratégia.

 

Conte com a ATRA para organizar, gerenciar e monitorar os dados da sua empresa. Fale com nossa equipe.