5 Chaves para a Maturidade dos Dados e Inovação em IA

Muitas empresas estão enfrentando muitas preocupações atualmente. Eles estão realmente inovando, estão investindo com sabedoria, estão acompanhando o ritmo, mas está faltando alguma coisa? 

A resposta está cada vez mais nos seus dados, embora esses dados possam levantar tantas questões como aquelas que pretendem responder. Uma nova pesquisa do Boston Consulting Group apoiada pelo Google Cloud conclui que são as empresas que conseguem realmente aproveitar as suas vastas reservas de dados internos e externos e agir com base nessas informações que estão a tornar-se as mais bem-sucedidas na era digital. A maturidade dos dados está se mostrando essencial para aumentar as receitas, dominar a IA e criar uma organização resiliente.

No entanto, este não é estritamente o domínio de algumas startups em grande escala ou de corporações globais. Como sugere o título do novo relatório do BCG, “ Qualquer empresa pode se tornar uma campeã de dados resiliente ”. Entre as organizações orientadas por dados, esta pesquisa com mais de 700 líderes empresariais conclui que as empresas mais maduras usam consistentemente dados significativos para gerar valor comercial, investir de forma consciente e construir uma cultura baseada em dados que permeie toda a organização.

Então, se alguma empresa pode se tornar uma campeã de dados, o que é necessário? Existem pelo menos cinco áreas em que estas organizações se destacam: adesão da liderança, investimentos estratégicos, dados de qualidade, formação e parcerias. 

 

  1. Promova uma cultura baseada em dados com liderança intencional

O pré-requisito mais importante para o sucesso é a liderança intencional e alinhada do C-suite, de acordo com o BCG, com ênfase na colaboração entre a liderança executiva e em conjunto com o conselho para construir uma cultura baseada em dados. Os CEOs das campeãs de dados assumem a responsabilidade pelos resultados de suas metas baseadas em dados, definindo metas e métricas de desempenho importantes para suas equipes e ajudando os membros da equipe a permanecerem focados nos objetivos finais. 

O BCG também descobriu que os CEOs das campeãs de dados estão muito mais otimistas quanto ao sucesso futuro da sua organização. Mais de duas vezes mais campeões de dados do que retardatários de dados esperam aumentar o desempenho baseado em dados até o final de 2024.

 

  1. Invista com base em dados

Embora os campeões dos dados invistam o dobro na transformação das TI em comparação com os retardatários dos dados, os gastos em grande escala na recolha de dados não são suficientes. Juntamente com os gastos, o sucesso exige estratégia, sugere o BCG, que afirma que 76% dos defensores dos dados têm uma estratégia implementada para criar valor a partir dos dados que recolhem , em comparação com apenas 46% dos retardatários.

Para criar resultados de negócios positivos, os defensores de dados usam consistentemente suas análises para determinar estrategicamente quando e onde investir. É por isso que os campeões têm 15% mais probabilidade do que os retardatários de dizer que planejam reduzir os custos de TI e tecnologia aproveitando os dados para fazer investimentos sábios. 

 

  1. Use dados de alta qualidade

Uma das considerações mais negligenciadas para a criação de uma cultura orientada a dados são os dados de alta qualidade. Embora a maioria das empresas que estão a construir uma forte cultura de dados tenha objetivos ambiciosos e um foco no futuro, muitas não conseguem garantir que as informações que recolhem são fiáveis, relevantes, úteis e utilizáveis.

Embora não estejam imunes aos desafios de qualidade de dados, os campeões de dados possuem arquitetura e políticas de TI que os ajudam a mitigar riscos, de acordo com o BCG, que afirma que as melhores práticas dos campeões incluem: reduzir silos de dados e consolidar o armazenamento de dados; nomear executivos seniores para aplicar políticas de precisão, consistência e oportunidade dos dados; e criar uma equipe dedicada de gerenciamento e governança de dados para garantir a conformidade com os padrões de qualidade de dados tanto por funcionários internos quanto por fornecedores externos.

 

  1. Capacite os funcionários

Empresas de todos os tamanhos e em todos os estágios de maturidade de dados estão  lutando para contratar e reter especialistas em dados. Mas os campeões de dados estão vencendo a guerra por talentos, de acordo com a pesquisa, que descobriu que cerca de 2,2% dos funcionários em tempo integral nas campeãs de dados estão trabalhando em funções relacionadas a dados e IA, em comparação com apenas 0,8% dos funcionários em tempo integral nas campeãs de dados. retardatários.

A vantagem do talento que os campeões veem também é evidente nas prioridades dos executivos: quando solicitados a classificar os 10 desafios mais importantes para a liderança, os retardatários classificaram a “proposta de valor para talentos e funcionários” como o terceiro desafio a ser superado; pois, campeões, atrair talentos era um problema menor, chegando perto do final da lista de desafios, no 9º lugar.

 

  1. Crie um ecossistema de parceiros robusto

O sucesso da transformação digital requer uma grande rede de fornecedores terceirizados que sejam capazes de apoiar e complementar os esforços internos de dados.

Além de trabalharem com um número maior de fornecedores, os defensores dos dados esperam que os seus fornecedores sejam parceiros plenos no processo de transformação digital. Isso significa oferecer ideias, assumir o controle do sucesso e focar em parcerias baseadas na nuvem que permitam uma maior coleta de dados.

O valor comercial associado aos parceiros de transformação digital é o motivo pelo qual os campeões de dados têm duas vezes mais probabilidade de alinhar planos de compras e incentivos entre terceiros.

Quando se trata de transformação digital, a investigação é clara: as organizações podem melhorar o seu desempenho ao abraçar dados significativos e utilizá-los como uma ferramenta para o crescimento. Quando lideram desde a frente, reúnem a sua equipa de liderança, garantem que os investimentos se baseiam em dados sólidos e constroem um ecossistema de parceiros robusto, os líderes empresariais estão a estabelecer uma base sobre a qual construirão o sucesso futuro.

 

Fonte: Google Cloud