6 Dicas para Impulsionar o Crescimento com Dados

A ascensão da IA ​​Generativa está alterando fundamentalmente a forma como as empresas lidam com seus dados. Combinar grandes volumes de dados de fontes distintas e gerenciar a qualidade e a integridade dos dados em todo o ciclo de vida é essencial para fornecer dados confiáveis ​​aos modelos de IA. A necessidade de proteger os dados contra preocupações de segurança, privacidade e regulatórias, mantendo-os disponíveis e acessíveis para modelos de IA, está remodelando a forma como os dados são coletados, armazenados, processados ​​e utilizados.

As descobertas do CDO Insights 2024: Charting a Course to AI Readiness sugerem que fornecer dados confiáveis ​​e consistentes adequados para IA generativa (39%) é a principal prioridade para as estratégias de dados das organizações. Como resultado, os CDOs e os líderes de dados estão focados em diminuir a lacuna cada vez maior entre produtores e consumidores de dados.

Dimensionando a mudança na dinâmica de dados

A IA generativa está redefinindo as regras de engajamento de dados tanto para produtores quanto para consumidores de dados.

Os produtores de dados precisam de maior acesso e visibilidade em fontes de dados mais diversas e precisam garantir que os dados usados ​​para IA sejam de alta qualidade e confiáveis. Eles precisam estabelecer proteções em torno do uso seguro, protegido e compatível de dados, ao mesmo tempo em que simplificam as operações de dados. Portanto, os produtores de dados estão buscando maneiras de dimensionar a entrega de dados para os consumidores de dados e impor padrões de governança de dados .

Os consumidores de dados exigem acesso rápido a dados selecionados, adequados à finalidade e confiáveis ​​para treinar modelos de IA. Utilizar produtos de dados confiáveis ​​governados por medidas robustas de privacidade e segurança de dados dá aos consumidores de dados e IA a confiança para explorar insights exclusivos. Também permite que as organizações respondam às mudanças mais rapidamente.

Os produtos de dados estão surgindo rapidamente como uma solução para navegar nessa mudança na dinâmica de dados e conectar significativamente produtores de dados com consumidores de dados para permitir uma empresa orientada por dados.

Produtos de dados como catalisadores para liberar valor e crescimento empresarial

Produtos de dados são ativos digitais selecionados, projetados para fornecer insights de dados aos consumidores de dados em um formato acionável e centrado no usuário.

Desde maior eficiência operacional até decisões estratégicas mais informadas, produtos de dados suportados por um mercado de dados ou ferramentas semelhantes que impulsionam a última milha da entrega de dados facilitam o acesso a dados acionáveis, relevantes e de alta qualidade.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais as organizações se beneficiam da adoção de uma estratégia de produto de dados:

  • Dados prontos para uso: o acesso rápido a produtos de dados diversos, de alta qualidade, selecionados e controlados, disponíveis para uso imediato, ajuda as equipes a dimensionar aplicativos de IA e reduzir o tempo de implantação.
  • Insights mais profundos com dados de alta qualidade: os produtos de dados podem ser monitorados para identificar e corrigir problemas de qualidade de dados de forma eficiente, permitindo que os consumidores aproveitem conjuntos de dados confiáveis ​​para obter insights mais profundos com confiança.
  • Escalabilidade e agilidade: o design modular dos produtos de dados ajuda as empresas a dimensionar suas operações de dados com mais rapidez e flexibilidade.
  • Democratização segura de dados: um mercado de dados governado e ferramentas semelhantes de entrega de dados permitem maior visibilidade e acessibilidade mais segura a produtos de dados selecionados, ao mesmo tempo que limitam a exposição a riscos.

A adoção de produtos de dados é crítica

Os produtos de dados oferecem uma maneira eficaz de transformar dados de um repositório estático de potencial não utilizado para se tornarem a força vital da inovação por meio dos recursos da IA ​​generativa. Novos casos de uso de negócios podem ser entregues até 90 por cento mais rápido, enquanto o custo total de propriedade diminui em 30 por cento.

Produtos de dados amplamente adotados podem fornecer insights oportunos e precisos para decisões de negócios mais inteligentes, aumentar a eficiência geral das operações de dados, promover inovação e fomentar uma cultura centrada em dados. No entanto, impulsionar a adoção pode ser desafiador para as organizações devido às complexidades e mudanças necessárias na estratégia de negócios, infraestrutura de tecnologia e cultura organizacional.

Aumente a adoção de produtos de dados com essas 6 dicas

A falta de adoção de produtos de dados pode minar significativamente a estratégia de dados de uma empresa, levando a operações de dados desconexas e tomada de decisão mais lenta. O baixo uso impede a extração de valor total dos ativos de dados, limita as oportunidades de crescimento e compromete a capacidade da empresa de responder a mudanças mais rapidamente.

O foco estratégico na adoção de produtos de dados garante que os produtos de dados sejam integrados de forma eficiente em todas as funções organizacionais, promovendo consistência, precisão e confiabilidade no processamento e análise de dados. Abaixo estão seis dicas para líderes de dados que ajudam a reduzir a resistência à mudança e acelerar a adoção empresarial de produtos de dados.

1) Envolva os usuários desde o início 

Trazer as partes interessadas dos dados ao longo do processo de design e desenvolvimento garante que os produtos de dados sejam construídos com usabilidade e utilidade em mente. Ajuda a alinhar as funcionalidades do produto de dados aos benefícios pretendidos e esperados.

2) Foco na experiência (não apenas no produto!)

Entender as jornadas do usuário e como ele interage com o produto influencia as escolhas de design e ajuda a entregar experiências prazerosas. Projetar o produto com uma experiência que minimize a necessidade do usuário de mudar seu comportamento e status quo acelera a adoção.

3) Crie iterativamente e teste cedo

Essa abordagem permite que as empresas comecem pequenas com produtos de dados, refinem-os para se alinharem às expectativas do usuário e às demandas do mercado e, então, dimensionem com confiança. Isso evita que as empresas caiam na armadilha da paralisia da análise e comecem a entregar valor aos stakeholders cedo. Testes e validações antecipados com usuários finais ajudam a identificar problemas ou ineficiências potenciais e a reduzir custos de longo prazo associados a correções e desenvolvimento.

4) Lixo entra, lixo sai

Produtos de dados são tão eficazes quanto os dados subjacentes. Produtos alimentados por dados imprecisos podem levar a resultados não confiáveis ​​e os tomadores de decisão podem perder rapidamente a confiança na iniciativa.

5) Operação de dados e suporte ao processo

Produtos de dados exigem suporte significativo de processos de dados para garantir eficácia e confiabilidade, especialmente nos estágios iniciais. Integrar e curar dados em produtos de dados em linha com os padrões organizacionais pode exigir uma equipe dedicada. Isso representa um desafio para pequenas equipes de dados, geralmente a serviço de muitas outras equipes como uma função empresarial.

6) Relevância contínua

Os produtos de dados devem ser continuamente avaliados quanto à significância. As empresas geralmente ficam presas na criação de produtos não relevantes e podem muito em breve acabar em um pântano de produtos de dados não necessários que sugam recursos sem entregar valor, levando, em última análise, ao abandono do programa. Avaliar continuamente o impacto e as melhorias para produtos de dados pode ajudar a entregar retornos incrementais e construir credibilidade.

Abrace o sucesso do produto de dados como uma jornada

A implantação de produtos de dados exige que as organizações adotem uma mudança de mentalidade e alterem fundamentalmente como os usuários de dados interagem com os dados. Ela apresenta uma oportunidade empolgante para as organizações moldarem uma cultura de inovação e transformação em como os dados são utilizados.

A cultura, a complexidade e a maturidade de dados únicas de cada organização trazem desafios distintos e oportunidades únicas para desbloquear todo o potencial dos produtos de dados. Isso incentiva os líderes a adotar os produtos de dados como uma jornada que deve evoluir com as necessidades da organização.

O gerenciamento de dados com tecnologia de IA capacita as organizações a acelerar o valor dos produtos de dados, permitindo uma base de dados confiável para produtos de dados.

Fonte: Informatica.